Monitoramento 24h Portaria Remota
Serviços
Portaria virtual ou remota em condomínios
Implementar uma solução eletrônica que promete o aumento no nível de segurança do condomínio com a redução dos custos operacionais de uma portaria 24horas.
A ideia é simples e engenhosa: substituir porteiros presenciais por agentes que, de maneira remota, controlam os acessos, abrem / fecham portões sociais e garagens de forma automática e remotas – além, é claro, de ficar de olho 24 horas no condomínio por meio de câmeras via plataforma de internet.
Sem os colaboradores nas portarias 24 horas no local, o condomínio consegue dispensar um dos custos mais caros do condomínio – o do porteiro 24 horas e seus encargos diversos, além da inoperância em casos de faltas, doenças, férias e etc…. Ao invés disso, paga uma taxa por mês à empresa que presta o serviço de portaria virtual, o que pode chegar a diminuir em mais de 50% a taxa condominial, dependendo do local.
A portaria remota tem como grande apelo a economia – por não contar com a pessoa física do porteiro 24 hs. Esse é, porém, seu maior ponto fraco também.
Outro ponto positivo é a redução do passivo trabalhista do condomínio, uma vez que o cargo da portaria não é mais gerido pelo condomínio. Por não ser mais administrado pelo local, o síndico também deixa de se preocupar com possíveis faltas e atrasos do funcionário em questão.
Pequeno porte
Em empreendimentos com poucas unidades, o custo com a folha de pagamento dos funcionários pesa mais aos condôminos e, por isso, é onde se sente mais a economia oferecida por esse tipo de serviço.
Existem casos em que sensivelmente os custos de condomínios caem em até 50 % do valor depois das implantações desta tecnologia.
Grande porte
Alguns sistemas disponíveis no mercado já conseguem suportar condomínios maiores, com mais de uma torre, por exemplo. Entretanto, para esses, a economia na taxa condominial costuma ser menor.
Perfil dos moradores
Além do número de unidades, é fundamental que os moradores estejam bastante interessados em realizar a mudança da portaria comum para a remota, pois o interesse dos moradores nesse tipo de portaria deve estar acompanhado de comprometimento em cumprir os procedimentos de segurança.
Perfil dos moradores
Além do número de unidades, é fundamental que os moradores estejam bastante interessados em realizar a mudança da portaria comum para a remota, pois o interesse dos moradores nesse tipo de portaria deve estar acompanhado de comprometimento em cumprir os procedimentos de segurança.
Composição básica de um sistema para portaria virtual ou remota
Essencial uma excelente Internet em banda larga com redundância, pois o sistema de portaria virtual conta com estas melhores condições técnicas e de infraestrutura para entregar o que, de fato, se propõe.
Serviços
Vendas de soluções de segurança
Realizamos vendas de soluções de segurança completa, não trabalhamos com venda modalidade balcão, pois entendemos que cada produto possui sua especificação técnica, aplicação correta que atendam a demanda, anseios e expectativas do seu consumidor e local a ser instalado.
Para uma escolha ideal de um equipamento tecnológico deste segmento segurança eletrônica, se faz necessário uma análise de riscos para avaliação dos ambientes e locais a serem aplicado a devida tecnologia, isso garante o resultado com excelência das funções dos dispositivos, além de não frustrar as expectativas esperada pelo usuário consumidor final.
A necessidade de uma boa escolha, vem acompanhado de um bom profissional do segmento segurança eletrônica que garantirá as escolhas dos periféricos, perfeitas aplicações, definições, ajustes, além do local ideal de instalações e configurações, garantindo a excelência do seu projeto e objetivo;
Entendemos que nossos clientes merecem os melhores custos benefícios de seu investimento quando se tratam de relacionamento comercial com KSV Segurança Eletrônica.
KSV Segurança Eletrônica
Mas para que o sistema de portaria virtual funcione bem e cumpra o seu papel com segurança, são necessários alguns equipamentos como:
Sistemas de biometria, apps ou tags: a maioria das empresas trabalham com esse sistema para a entrada e saída de moradores. Geralmente um dos dedos é utilizado para acionar os portões. Sistemas de cartão, tags e até aplicativos com “QR code” também podem ser utilizados.
Abertura e fechamento de portões remoto: sem esse sistema, o operador na central não conseguiria abrir ou fechar portões para pedestres ou a garagem à distância
Sistema de interfone digital/telefonia com redundância: como toda a comunicação entre empresa e condomínio é feita via internet, é fundamental que haja um plano B caso haja um problema de conexão, ou de sistema fora do ar.
Câmeras IP´s: sistema de câmeras que transmitem imagem e som via internet são fundamentais para uma boa comunicação entre operador e morador/visitante do condomínio;
Gerador ou sistema de Nobreak: necessário haver um pequeno gerador, ou nobreak, pelo menos para os portões e equipamentos de segurança e comunicação, em caso de queda de energia
Cerca elétrica: fundamental para manter o perímetro do condomínio seguro
Botão de pânico: uma maneira rápida de acionar a empresa e essa a polícia em caso de algum problema. Em alguns casos, a empresa cadastra um dedo do pânico, para o morador poder pedir ajuda através da sua biometria, sem levantar suspeitas, caso esteja em uma emergência
Backup das imagens: é fundamental que a empresa guarde em uma nuvem as imagens do dia-a-dia do condomínio
ENCOMENDAS, DELIVERY E OPERAÇÕES DO DIA A DIA COM A PORTARIA REMOTA
Todos os moradores, funcionários do condomínio e das unidades devem ser cadastrados.
Mas mesmo com o porteiro virtual, o trabalho do zelador continua importante – ou ainda mais importante.
Encomendas e controle de acesso
Com a portaria vazia, o zelador fica responsável por receber os pacotes do correio e as correspondências que precisem de assinatura. É o zelador também quem deve receber pessoas como o oficial de justiça, por exemplo.
Já para o dia a dia de entrada e saída dos moradores, os procedimentos podem não ser muito diferentes: ao chegar de carro, geralmente o morador coloca seu dedo no leitor biométrico ou usa uma tag.
Abre-se a primeira parte da clausura. Ela se fecha. O morador então pode usar novamente seu dedo ou abrir o vidro para que o operador remoto cheque se aquela pessoa dirigindo é realmente o dono do carro. Abre-se, então, a garagem.
INVESTIMENTOS DA PORTARIA REMOTA
Um bom ponto de partida para implantar essa tecnologia em condomínios pode girar em torno de R$ estudar cada caso e projeto – em sistema de comodato. Ou seja, o empreendimento paga uma parte mas não é dono do equipamento completo, tem direito a usá-lo enquanto estiver com a mesma empresa.
Geralmente o período de payback varia entre cinco meses e um ano. Após essa fase de amortização do investimento, o condomínio gasta, em média, com a empresa prestadora de serviço, 40% do valor dos custos operacionais dos porteiros 24hs.
Assembleia e adesão para portaria virtual ou remota
Para que o condomínio conte com um serviço desse tipo, é fundamental que o mesmo seja aprovado pela coletividade em uma assembleia.
O quórum para aprovação desse tipo de alteração vai depender da convenção do empreendimento. Se o documento diz que o local conta com portaria 24h, o ideal é que haja aprovação de dois terços dos condôminos, uma vez que se estará alterando a própria convenção.
“Em condomínios onde isso não acontece, por se tratar de uma benfeitoria que trará economia ao empreendimento, os síndicos têm aprovado esse assunto com maioria simples dos presentes”,
Há, no entanto, advogados que entendem que se trata de uma obra útil e, sendo assim, deve ser aprovada pela maioria do todo. Ou seja, 50% de todos os condôminos, mais um.
Independentemente do quórum mínimo para aprovação, é importante considerar que o interesse dos moradores nesse tipo de serviço – e alteração do seu dia-a-dia – é fundamental.
Além da escolha por esse serviço, a assembleia deve votar também os procedimentos a serem adotados futuramente.
Esse é um dos posto-chave de que o serviço trará benefícios ao condomínio. Os empreendimentos que seguem procedimentos claros sempre apresentam sucesso e ganhos em segurança”
CONTRATO
É importante que o condomínio exija garantias em contrato, como:
- Manutenção preventiva dos equipamentos:é fundamental que os itens de segurança sejam checados mensalmente, e de preferência pela empresa responsável
- Manutenção corretiva dos equipamentos:a empresa deve sempre se certificar em substituir e reparar o mais breve possível os equipamentos que não estejam adequados para uso
- Tempo de resposta:quando houver algum incidente, como queda de energia, portão quebrado, queda nas conexões de internet, etc., a empresa deve oferecer todo tipo de apoio. Para isso, devem ser fixados prazos de chegada ao condomínio
- Treinamento dos funcionários:tanto os operadores remotos como o zelador do condomínio devem participar de reciclagens periódicas
IMPLANTAÇÃO DA PORTARIA VIRTUAL OU REMOTA:
Processo de transição, sempre bom fazer gradualmente com avaliação e correções de procedimentos.
Muitos condomínios passam por um período de adaptação da portaria virtual.
Começam substituindo o porteiro da noite e o de domingo. Depois, o final de semana inteiro fica com a portaria virtual.
Então, todos os turnos e dias passam a ser operados pela empresa de maneira remota.
Imprescindível colaboração e boa vontade dos moradores, pois refletem agilidade e tempo de transição entre portaria física e portaria virtual.
Em média depois de tudo instalado e funcionando em aproximadamente 02 meses para implantar com segurança e tranquilidade.